franquia seguro auto

Seguro auto: a franquia

A franquia do seguro auto é a participação do assegurado em caso de sinistro, quando se tratar de danos parciais do veículo segurado.

A franquia nos seguro auto é um valor fixo, um percentual do dano sofrido que não está coberto pelo seguro e então não será indenizado, sendo sempre de responsabilidade do assegurado.

[ad#annuncio1]

No ramo de seguros de automóveis, a franquia é um tipo de proteção por parte das empresas envolvidas para ressarcimento de danos, mas apenas para montantes superiores à mesma concordada no contrato. Em geral, podemos quantificar a franquia com um conjunto de valor fixo. Variando esta quantidade varia, consequentemente, o prêmio de seguro, a tal ponto que, sempre que possível, mesmo que você acreditasse que é capaz de circular um pouco pela cidade, onde o risco é mais frequente de ocorrer acidentes menores, que continuam de responsabilidade do assegurado, se dispor de uma franquia de seguro que cubra essa parte, você deve optar por esta última fórmula para negociar um prêmio de seguro mais baixos, com um contrato que também contêm uma quantidade elevada.

De norma os contratos das seguradoras oferecem três tipos de franquia:

A franquia obrigatória, que é a franquia padrão utilizada na contratação da cobertura total. Este tipo de franquia pode variar de acordo com o tipo de veículo segurado, o uso e os hábitos de direção do condutor  principal.

Uma franquia reduzida, que corresponde a 50% do valor da franquia obrigatória. É possível contratar este tipo de franquia mediante pagamento de prêmio adicional. Esta solução é aconselhada às pessoas que querem ficar tranquilos em caso de acidentes e não ter gastos inesperados com o concerto do carro.

[ad#annuncio2]

Uma franquia facultativa ou superior, ou seja a contratação de uma franquia superior àquela obrigatória, que possibilita um desconto no prêmio do seguro do carro. Esta opção pode ser conveniente para os automobilistas mais calmos que raramente são responsáveis por acidentes ou para os automobilistas que dirigem principalmente em cidades, onde são  mais prováveis terem acidentes menores e como consequencia o valor do sinistro normalmente é menor que o da franquia e então seria de responsabilidade do assegurado.

Nos casos de perda total do veículo por roubo, furto, incêndio ou colisão que ultrapasse o valor médio de mercado do veículo em 75% , o segurado fica isento do pagamento da franquia.